segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Tragédia na Discoteca Kiss, Santa Maria - Brasil

(Discoteca Kiss, enquanto o incêndio deflagrava)
O incêndio que ocorreu no sul do Rio de Janeiro, na discoteca Kiss é o terceiro que mais matou de sempre!

Quando criei este blog e principalmente a crónica "Momento WTF", tinha como intuito blogar apenas sobre coisas alegres, mudanças positivas, risadas...
Mas quando há uma catástrofe tão grande como é o caso do incêndio que deflagrou na discoteca Kiss no Rio de Janeiro, em Santa Maria, é simplesmente impossível passar uma borracha por cima.

Mesmo não conhecendo ninguém, é impossível não ficar sensibilizado... Poderia ser eu, poderia ser qualquer um dos meus amigos ou familiares, podia ser qualquer um dos vossos filhos, ou mesmo vocês!

O mais chocante são mesmo os relatos...

Um casal (Débora e Emerson) que foi comemorar os novos empregos. Ele disse: "Que seria a festa em que ele pagaria tudo e que estava muito feliz". Eles não estavam de mãos dadas como de costume e mesmo que estivessem o pânico dos outros, não o permitiria. Emerson foi uma 60 pessoas que morreu por asfixia numa das casas-de-banho. Débora sobreviveu.
Outro relato é "Assim que os bombeiros entraram na discoteca para remover os corpos, tudo o que eles ouviam eram centenas de telemóveis a tocar sem parar... Um deles tinha 104 chamadas perdidas...
Simplesmente ninguém teve coragem de atender e dizer o que aconteceu!


Esta foto foi divulgada poucos minutos antes de o incêndio acontecer, pelo DJ...


Pelas notícias o que se sabe é que o fogo deflagrou, pois um dos membros (vocalista) da banda Gurizada Fandangueira acendeu um foguete sinaleiro, em que as suas faíscas atingiram o tecto da discoteca e rapidamente incendiaram o local.

As pessoas começaram a correr para a saída, mas os seguranças pensaram que fosse um discussão e trancaram as portas para que ninguém saísse.

No momento do incêndio faltou a luz e também não havia sinalização, o que fez com o desespero aumentasse.
Com a falta de sinalização e todo aquele fumo, muitas pessoas foram parar às casas-de-banho, acabando por perder a vida lá.
Com a chegada dos bombeiros as paredes foram partidas, para que se conseguissem salvar o maior número de vidas.

Apesar de darem conta que a maior parte das pessoas morreu asfixiada, muitas delas morrem atropeladas pelo desespero de quem fugia.

Aqui, uma imagem que ilustra a planta da discoteca Kiss e como tudo aconteceu...



Os números dão conta de cerca de 250 vítimas mortais, e outras 80 que ainda se encontram em perigo de vida, a maioria entre os 16 e os 20 anos.


As últimas notícias dão conta que tanto o dono da discoteca, como dois dos membros da banda já foram detidos. O primeiro porque a Kiss não estava em condições (extintores, sinalização, Alvará fora de prazo) e os segundos por terem usado pirotecnia.


É uma lástima que pelos erros dos outros (Dono e Banda) pagasse tanta gente!

Pena também, mesmo muita pena, eu tenho pelas pessoas que tentam fazer piada no Facebook e com imagens (para tentarem ter o seu meio minutito de fama) sobre o incêndio... Essas pessoinhas, chamam-o de humor negro... Mas não é humor negro, são apenas pessoas que têm o seu karma marcado - porque tudo o que vai, volta! Brincar com os sentimentos, com as dificuldades e com a dor dos outros, é uma epidemia do século 21, que graças a Deus ainda não contagiou toda a gente!

Será que não pensam que também têm dificuldades e problemas? Será que não têm sentimentos? E que podia ser o amigo mais próximo deles ali, ou noutra situação igualmente difícil!
Cada dia vivemos mais isolados no nosso canto e a preocupação com o próximo parece afastar-se com o passar das horas...

Vivam cada dia como se fosse o último, e estejam mais atentos a quem está ao vosso lado, porque para sentir a dor das pessoas não é preciso conhecê-las... Basta colocarmo-nos no lugar delas!

As minhas preces estão com todas as almas que partiram, as suas famílias e amigos.
Rápidas melhoras a todas as 80 pessoas que  ainda lutam pelas suas vidas.

Com esperança, Diogo Santos.


Sem comentários:

Enviar um comentário